Santa Catarina tem a segunda menor taxa de desemprego entre pessoas com ensino superior do Brasil |
Olhos atentos e mãos ágeis para anotar os detalhes das peças apresentadas pela defesa e promotoria. Afinal, tudo que for dito durante a sessão será objeto de estudo ao final do semestre. Nesta quinta-feira, 8 de setembro, cerca de 100 acadêmicos do 4o. ano de Direito da Universidade Católica lotaram o plenário do tribunal do júri da comarca de Joinville.
"Há diferença entre lecionar sobre como funcionam os atos e participar do momento, da simbologia do júri com toda a solenidade. Por isso esta experiência é tão importante para nós. Consideramos fundamental também que todo estudante da área além de assistir uma sessão, integre o Conselho de Sentença, é um exercício de cidadania", ressalta a professora Helena Schiessl Cardoso, que leciona prática processual da Universidade Católica.
Os alunos farão um relatório do caso real e a denúncia será utilizada em um júri simulado, um treinamento de grande valia para quem está na reta final do curso. "Ainda estou em dúvida quanto à área que seguirei. Já participei de sessões como jurada, momento que considero de muita responsabilidade, pois decidimos o destino de uma pessoa. Diferente de hoje, que sou expectadora São experiências diferentes, porém fundamentais para a formação", enfatiza a universitária Amanda Luiza.
O colega de sala compartilha da mesma opinião. "Assistir a sessão agrega conhecimento na questão do processo penal que estamos estudando agora na matéria de prática jurídica, então conseguimos ter uma perspectiva prática do que aprendemos na teoria", comenta Rodrigo David Santos.
Na sessão desta quinta-feira, o conselho de sentença condenou dois homens a 46 e 42 anos de prisão, em regime fechado, ambos sem direito a recorrer em liberdade. O duplo homicídio, com requintes de crueldade, foi registrado em março de 2021 no interior do Presídio Regional de Joinville, quando os detentos já estavam recolhidos para pernoitar. As vítimas foram atingidas com diversos golpes de faca (Autos nº 5016014-79.2021.8.24.0038).(Assessoria de Imprensa/NCI)

Deixe seu comentário